O que é a Colonoscopia?

A colonoscopia consiste na introdução, pelo ânus, de um tubo flexível que permite a visão direta do interior do reto, do cólon e do íleo terminal, com imagem ampliada e de alta definição. É um meio seguro e fácil para o diagnóstico e, eventualmente, tratamento das doenças do reto, do cólon e do íleo terminal. É realizada em Clínicas Especializadas ou no Setor de Endoscopia Hospitalar, com um mínimo de desconforto para o paciente pela administração de medicações analgésicas e sedativas através da veia durante exame. Antes do exame o intestino grosso deve ser limpo para que nenhum resíduo fecal fique no seu interior (PREPARO DO CÓLON).

A colonoscopia é utilizada para diagnóstico e tratamento das doenças do reto, cólon e porção do íleo terminal. A colonoscopia de alta qualidade requer compreensão e domínio das habilidades cognitivas e técnicas do examinador.

Indicadores de qualidade antes, durante e depois da colonoscopia:

  • Antes do exame – Agendamento oportuno, preparação adequada do paciente, avaliação do risco de sangramento e avaliação da sedação apropriada. 
  • Durante o exame – Visualização cuidadosa de toda a mucosa intestinal. Cálculo das taxas de intubação cecal, tempo de retirada do aparelho e taxas de detecção de adenoma são marcadores de qualidade.
  • Após o exame – Documentação imediata, completa e precisa (tanto escrita quanto fotográfica) da qualidade da preparação, dos achados e amostras de tecido tomadas durante a colonoscopia.

Aqui você tem, para o particular, o melhor valor de Belo Horizonte! Telefones (31) 2510-3311 / 2510-3355. 
Avenida dos Andradas 3323, 8º andar, esquina com Avenida do Contorno 2505. Bairro Santa Efigênia. Belo Horizonte. MG. Veja como Chegar.